Notícias em Paulínia > Esporte
Paulínia Futebol Universitário pega o Operário, dia 4 de janeiro, em sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior
por Paulínia Fácil em 22/12/2025Em seu retorno à Copa São Paulo, o PFU terá como treinador Bruno Liu, que já passou por tradicionais clubes de formação como Grêmio Osasco e Bragantino. Na formação do grupo para a competição, o planejamento foi estruturado em etapas bem definidas, com foco no desenvolvimento físico, técnico e tático dos atletas. Para dar ritmo e confiança aos jogadores, a comissão técnica agendou jogos preparatórios e garante que a equipe vai chegar pronta para brigar pela classificação à segunda fase da competição.
Aos 37 anos, Bruno Liu revela que a busca por bons valores foi determinante no trabalho. "Procuramos atletas que sejam extremamente competitivos, que tenham uma postura de coragem, audácia e fome de crescimento. Claro que existe a questão tática, técnica e física, mas a dimensão competitiva foi fundamental para estabelecermos esse grupo."
Em um momento extremamente importante para os garotos que formam o PFU, Liu explica que a parte psicológica também foi trabalhada. "Estamos em constante diálogo com os atletas e contamos com o apoio de uma equipe de psicólogas que acompanha de perto o grupo, oferecendo orientação e suporte para que eles estejam preparados emocionalmente para os desafios."
Jogos da Primeira Fase
Na outra partida de abertura do grupo de Paulínia, Vila Nova, de Goiás, e Portuguesa de Desportos, de São Paulo, se enfrentam às 15h15, no dia 4 de janeiro. A tradicional Lusa é bicampeã com títulos conquistados em 1991 e 2002. Na sequência da competição, no dia 7 de janeiro, a equipe paulinense terá pela frente a Portuguesa, às 13h. Já o Operário pega o Vila Nova, às 15h15.
O São Paulo, campeão da última edição, faz sua estreia diante do Maurinense, dia 4 de janeiro, às 11h, em Sorocaba. Já o Corinthians, maior vencedor com 11 títulos conquistados, pega o Trindade, de Goiás, dia 3 de janeiro, às 14h45, em Jaú.
Revelações paulinenses
Um dos mais tradicionais clubes de formação do estado de São Paulo, o Paulínia já revelou grandes craques com maior destaques para Fabinho e Gabriel. Fábio Henrique Tavares passou pela base do clube de 2006 a 2011, quando se transferiu para o Fluminense e de lá ganhou o mundo ao brilhar com as camisas do Real Madri, Mônaco e Liverpool.
Gabriel Girotto Franco defendeu o Paulínia em 2010 e 2011 e chegou a disputar a Copa São Paulo em 2011. Sua boa atuação chamou a atenção dos olheiros do Botafogo, clube em que iniciou uma trajetória vitoriosa. Além do clube carioca, Gabriel brilhou também em clubes como Palmeiras, Corinthians, Internacional e atualmente defende o Red Bull Bragantino.
Mais informações
Instagram @pauliniafu