Notícias em Paulínia > Esporte

Levi Simões é o campeão da Copa Fórmula Vee-ECPA 2025

por Paulínia Fácil em 09/12/2025 O último fim de semana no Autódromo ECPA, em Piracicaba (SP), foi marcado por velocidade, emoção e experiências completas para quem sonha em viver o automobilismo de perto. Além da decisão da Copa Fórmula Vee-ECPA – que consagrou Levi Simões (#44) como o grande vencedor da temporada no último sábado, dia 6 de dezembro –, amantes da modalidade puderam ter uma verdadeira imersão no mundo da Fórmula Vee, que começou ainda na quinta-feira (4/12), com a participação de empresários de vários estados do Brasil no Evento Corporativo Priceless, marcado por muito networking e a experiência de guiar um FVee.

Outros visitantes previamente inscritos também puderam participar de treinos livres abertos, na última sexta-feira (5/12), e do Super Curso de Pilotagem da FVee.
FINAL DA COPA FVEE-ECPA

Edmar Silva (#40) largou em primeiro, na corrida 1, e abriu grande vantagem. O piloto fez a pole position na tomada de tempos, sendo o único do grid a cravar tempo na casa de 1’e 14”. Marcelo Médici (#33) fez o segundo melhor tempo e, após a largada, permaneceu na segunda colocação, porém sofrendo ataques de Lucas Miura (#55 ), no segundo pelotão. 

Davi Osachuki (#35) também foi destaque na largada da corrida 1, pulando da última posição para a quarta. O piloto largou em último por problemas mecânicos, durante a tomada. A prova terminou com Edmar Silva vencedor, de ponta a ponta, seguido de Marcelo Médici, Lucas Miura, Guilherme Putnoki (#07), Davi Osachuki (#35), Piter Silva (#19) e David D’amico (#77).

Na corrida 2, Médici largou em segundo, mas tomou a posição de Edmar Silva na primeira curva, assumindo a ponta na primeira fila. Logo após abrirem a volta 2, porém, Edmar Silva ultrapassou Médici e retomou a primeira posição, seguidos por David D’amico, Guilherme Putnoki e Osachuki. Edmar Silva acabou vencendo novamente, com Médici em segundo, D’amico em terceiro, Putnoki na 4ª posição, e Osachuki em 5º.

A temporada 2026 da Copa Fvee-ECPA está chegando e o grid já está em formação. Para pilotos iniciantes ou profissionais interessados em participar da competição, essa é a hora de garantir um lugar e acelerar rumo à próxima temporada.

TREINOS LIVRES
Os treinos livres ofereceram a possibilidade de iniciantes e pilotos experientes terem seu primeiro contato com o carro da FVee, e também serviram para aprimorar as habilidades dos pilotos. Cada sessão teve duração de 30 minutos, o que permitiu que os participantes acelerassem em segurança, com suporte total e utilizando todos os equipamentos obrigatórios de segurança. Ao final, todos saíram da pista com alto nível de adrenalina e o desejo de voltar para a pista em um Fórmula Vee.

EVENTO CORPORATIVO PRICELESS
Empresários de diferentes regiões do país viveram uma imersão completa no universo da velocidade. A programação contou com muito networking, por meio da apresentação do modelo de negócio da Fórmula Vee, café da manhã e churrasco fogo de chão, embalados por um show de música sertaneja e muita adrenalina na pista. A iniciativa é uma experiência exclusiva, criada para aproximar o público corporativo de um dos formatos mais acessíveis e empolgantes do automobilismo brasileiro.
O empresário Marcus Índio, piloto da modalidade Turismo Nacional e membro Priceless, estava entre os que prestigiaram o evento. “Gostaria de dizer que foi muito prazeroso, muito divertido e bem legal. Estou até surpreso pois, para mim, que corro de Turismo, superou as expectativas e indico para os que quiserem ter essa experiência virem conhecer”, ressalta.

SUPER CURSO DE PILOTAGEM
O fim de semana também marcou a formação de novos pilotos, com a aplicação do Super Curso de Pilotagem da Fórmula Vee. Trata-se de um programa completo que oferece não apenas técnica e fundamentos, mas a sensação real de conduzir um FVee em um autódromo oficial.

A vivência é composta de aula teórica, aula prática em simulador profissional de automobilismo e aula prática em pista, com duas horas de atividades intensas ao volante. Ao final, a organização faz a entrega de certificados aos participantes, etapa essencial para que os alunos possam solicitar suas carteiras de piloto junto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O piloto Vitinho Mendes, de 14 anos, participou do curso e disse que gostou bastante. 
“O carro fica muito na mão, é muito legal, muito gostoso de dirigir. Evoluí bem, fizemos 1’25” e conseguimos baixar para 1’17”. O tempo, aqui, é 1’ 14”, então estamos tomando três segundos, mas com bastante treino a gente consegue melhorar”, avaliou.

Já o piloto Vinícius Malfate, além de elogiar o FVee, enfatizou como ponto positivo a acolhida das equipes. “É bem bacana, o carro é bem gostoso de pilotar e eles acolhem muito bem os pilotos. O Super Curso foi massa, mexi na telemetria e no setup do carro, foi um dia muito produtivo e espero continuar com eles.”

SAIBA MAIS
Para saber como participar do Campeonato Paulista de Automobilismo, da Copa FVee-ECPA e da FVee Open (exclusiva para iniciantes), acesse o link inscricao.formulavee.com.br.  O site oficial da FVee também contém informações sobre como participar de treinos e aulas de pilotagem. 
Siga a FVee no Instagram, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA TEMPORADA 2025 DA COPA FVEE-ECPA
Geral
1º Levi Simões SP  176
2º Edmar Silva SP 144
3º Piter Silva SP 126
4º Marcelo Médici SP 123
5º Guilherme Putnoki SP 116
6º Lucas Miura SP 114
7º Matheus Theisen RJ 109
8º Davi Osachuki SC 93
9º Ednil Filho CE 72
10º Davi D’amico SP 44
11º Vinícius Andrade SP 40
12º Rodrigo Prado BA 24
13º Julio Cesar Neto SP 20

Fotos: Marcos Batista